sábado, 20 de novembro de 2010

A Matemática em Anúncios Publicitários


            Mídia criativa subentende anúncios criativos, que não apenas propaguem um produto, mas chamem atenção com recursos diferentes, capazes de criar o desejo de consumo do produto ou serviço. O autor de um anúncio utiliza as mais variadas técnicas argumentativas ao tentar influenciar o comportamento do público alvo. Persuadir e convencer, segundo Oliveira e Mello (1993, pg432), “a argumentação baseia-se em um repertório de investimentos lingüísticos utilizados pelo enunciador com a finalidade primordial de persuadir o seu interlocutor.”. Persuadir não é a mesma coisa que convencer ou manipular. Na persuasão, o objetivo é de provocar a adesão no público, apelando para fatores racionais e emocionais. Convencer é construir algo no campo das idéias, fazer alguém a pensar como nós.


  
(Números no anúncio da Vizano)

   No caso dos numerais, a crença na objetividade científica dos dados numéricos é que confere um poder de persuasão. Os numerais exprimem quantidade, posição em série, multiplicação ou divisão, não é em vão que lhes temos classificados como: cardinais, ordinais, multiplicativos e fracionários. Nas campanhas publicitárias, observamos a utilização dos numerais. Os números, mesmo relacionados com a linguagem matemática, inseridos no contexto discursivo, também  assumem o caráter da subjetividade da linguagem, isto é, eles ficam sujeitos à ambigüidade , o que permite serem usados como influentes instrumentos de persuasão.

          Confira abaixo outros anúncios Publicitários com a influência da Matemática (Clique para Ampliar)

 

Confira mais sobre o assunto aqui!


Referência: OLIVEIRA, Esther Gomes, NASCIMENTO,Suzete Silva. "O numeral como fator de persuasão no discurso da publicidade" - Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens - Universidade do Estado da Bahia – UNEB

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